sábado, 6 de fevereiro de 2010

Revolução na medicina: paciente em estado vegetativo se comunica utilizando ondas cerebrais/ Reuters

Um homem de 29 anos que tem estado inconsciente desde um acidente de carro em 2003 com traumatismo craniano grave, foi capaz de se comunicar através de método envolvendo um escaner cerebral (ressonância magnética funcional) desenvolvido por pesquisadores belgas e britânicos. Os achados são revolucionários e podem mudar os cuidados médicos para alguns paciente em estado vegetativo daqui para frente.

Essa comunicação se estabeleceu através de perguntas cujas respostas eram do tipo sim/não e eram dadas com o paciente mudando o seu pensamento propositalmente. Segundo Adrian Owen, co-autor do estudo do Medical Research Council, eles ficaram surpresos com os resultados. Não só a pesquisa mostrou que o paciente não estava em estado vegetativo, como possibilitou, pela primeira vez em 5 anos, que ele se comunicasse com o mundo externo. Especialistas dizem que todos os pacientes em estado comatoso devem ser reavaliados e que isso pode mudar a forma como os mesmos são cuidados no futuro.

Allan Ropper do Brigham and Women's Hospital em Boston diz que o estudo sugere que o escaner cerebral é um dentro os testes que os médicos podem utilizar em pacientes que se recuperam do coma mas que permanecem inconscientes. Também salientou que a ativação cerebral foi detectada em poucos pacientes que tinham sofrido traumatismo craniano e não em casos que o cérebro tinha sofrido danos por privação de oxigênio como um todo.

Fonte: Artigo "Vegetative patient talks using brain waves Reuters" (Reuters).
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: