quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A importância do sono dos pequenos

Problemas crônicos de sono podem ter impacto negativo no funcionamento da criança e da família. Tanto a qualidade quanto a quantidade adequada de sono da criança são fundamentais pois geram conseqüências no seu funcionamento físico, emocional, cognitivo e social. Além disso, problemas de sono podem exacerbar transtornos médicos, psiquiátricos e de desenvolvimento do pequeno.

Crianças e adolescentes com sono inadequado podem apresentar sonolência diurna excessiva, cansaço, dificuldade de concentração e aprendizado e mal humor.

Desta forma, é preocupante o dado de que as crianças hoje em dia não estão dormindo o suficiente. A tabela ao lado, produzida com os resultados do estudo Sleep in America de Polls 2004 e 2006, mostra as horas de sono que crianças e adolescentes estão tendo comparado com aquilo que elas deveriam ter. Fatores da atualidade como a menor supervisão dos pais, violência, envolvimento excessivo das crianças em atividades acadêmicas, sociais e atléticas, rotina de trabalho dos pais, interferência de itens de mídia (como televisão, internet, vídeo games e celulares), são conflitantes com uma quantidade suficiente de sono e até mesmo com a qualidade do mesmo.

Neste contexto, o desenvolvimento daquilo que se denomina uma "higiene do sono adequada" é fundamental. Higiene do sono é um conjunto de comportamentos e condições que promovem qualidade e quantidade adequadas de sono. A lista a seguir ilustra as áreas que devem ser alvo de melhora para o desenvolvimento de hábitos de sono saúdáveis:
  • temperatura, luminosidade e nível de ruído do quarto da criança (deve ser fresco, escuro e quieto)
  • o quarto deve conduzir a criança ao sono (A criança divide o quarto com alguém? Divide a cama? Tem mais alguém no quarto acordando a criança durante a noite? O quarto é seguro?)
  •  evite cafeína no final da tarde ou a noite
  • exercício físico (é bom durante o dia, mas deve ser evitado a noite antes de dormir)
  • demandas acadêmicas, sociais e vocacionais (minimize a interferência com o horário de sono)
  • restrinja os eletrônicos no quarto (por exemplo, televisão, computador, telefone celular ou mensagem de texto) no horário de dormir
  • O que a a criança pensa enquanto tenta dormir? Alguma preocupação específica?
  • Existe uma rotina consistente para deitar-se e dormir? A criança vai para a cama e se levanta a mesma hora todos os dias?
  • Coloque o bebê/criança no seu berço/cama sonolento porém não dormindo, para que eles possam aprender a dormir sozinhos
O primeiro passo para tratar uma higiene do sono inadequada na criança é educar tanto pai quanto criança sobre hábitos saudáveis em níveis de desenvolvimento apropriados, inclusive para a criança (a explicação para a criança tem que ser compreensível, de acordo com a idade). A importância do tempo suficiente de sono e da rotina consistente do mesmo devem ser enfatizados, além de se discutir as possíveis conseqüências maléficas da privação de sono.

* Siga os posts deste blog no twitter.

Fontes: (1) National Sleep Foundation. Sleep in America. Poll 2004. Washington DC: National Sleep Foundation, 2004.; (2) National Sleep Foundation. Sleep in America. Poll 2006. Washington DC: National Sleep Foundation, 2006; (3) Moore M, Allison D, Rosen C. A Review of pediatric nonrespiratory sleep disorders. Chest 2006:130:1252-62.
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Um comentário:

Daniele disse...

Tati, seu blog é excelente!