sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Já estão disponíveis para exame do público os critérios diagnósticos de Transtornos Mentais do DSM-5

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, conhecido pela sigla "DSM", está sendo reexaminado para o lançamento da sua versão número 5 (DSM-5), programada para maio de 2013. No entanto, um draft do que seria esta versão já está em exposição no site norte-americano da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association - APA) para que o público posso emitir a sua opinião e sugestões a respeito dos critérios propostos. 

O DSM é utilizado em todo o mundo, tanto por profissionais quanto por pesquisadores, para orientar e uniformizar o diagnóstico dos transtornos mentais. Os critérios da sua nova versão, o DSM-5, estão expostos no site da APA para que clínicos, pesquisadores, administradores, pacientes e familiares emitam suas opiniões e sugestões. Isso poderá ser feito até o próximo dia 10 de abril de 2010.

Alguns dos novos critérios diagnósticos já estão gerando uma certa polêmica entre os especialistas como, por exemplo, a supressão dos subtipos "purgativo" e "não purgativo" no diagnóstico da bulimia nervosa. Também não são considerados mais métodos compensatórios diagnósticos na bulimia nervosa aqueles não purgativos (como prática excessiva de atividade física ou jejum prolongado), fato que muitos profissionais especialistas em transtornos alimentares estão criticando. No entanto, como a nova versão ainda está disponível apenas na forma de draft, existem possibilidades de mudanças para que seja produzida a versão final.

Fonte: site da American Psychiatric Association

*  *  *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: