quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estudo inglês relaciona vício em internet com depressão

Uma pesquisa conduzida na Grã-Bretanha aponta ligação entre o vício em internet e depressão

Um estudo realizado na Universidade de Leeds, publicado na revista científica Psychopathology, mostrou que entre os 1.319 entrevistados, 1,2% usavam de forma exagerada a internet, prejudicando outras áreas de suas vidas.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo encontrou que essas pessoas, consideradas pelos estudiosos como viciadas em internet, eram cinco vezes mais deprimidas do que os usuários que não foram classificados como viciados.

Os cientistas afirmaram, porém, que não podem dizer que um problema necessariamente causa o outro e ressaltaram que a maioria dos internautas não apresenta transtornos de saúde mental. Como trata-se de um estudo do tipo transversal, não se sabe o que vem primeiro: se pessoas deprimidas são mais atraídas pela internet ou se internet causa depressão. Pesquisas adicionais são necessárias para esclarecer esta questão.

Recrutamento dos voluntários para a pesquisa

Os 1.319 voluntários participantes da pesquisa ocorreu através de sites de relacionamento e apresentaram entre 16 e 51 anos de idade (e idade média de 21 anos). Os pesquisados tinham que responder a um questionário online no qual eram questionados a respeito de quanto usavam a internet e quais eram os motivos. Também foram feitas perguntas sobre depressão.

Os autores do estudo classificaram 18 dos voluntários, 1,2% do total, como viciados em internet. Este grupo passou, proporcionalmente, mais tempo em páginas sobre sexo, jogos de azar e comunidades online. A pontuação deste grupo para sintomas depressívos mostrou níveis moderados a graves de depressão.


Metodologia questionável

Os críticos da pesquisa relatam que o vício em internet não pode ser diagnosticado de forma confiável com os métodos utilizados e a forma de recrutamento de pesquisados também podem produzir uma amostra com viéses.

Fontes: BBC Brasil, site Associação Brasileira de Psiquiatria
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: