terça-feira, 20 de julho de 2010

Estudo inédito mostra taxa aumentada de suicídios em jovens asmáticos

Um estudo recém-publicado no American Journal of Psychiatry, periódico científico de renome, mostrou que jovens asmáticos cometem mais suicídio quando comparados aos seus pares sem o quadro.

Trata-se de um estudo populacional longitudinal em Taiwan, onde foram recrutados de outubro de 1995 a junho de 1996, 162.766 adolescentes de 11 a 16 anos de idade. Cada adolescente participante, assim como os seus pais, preencheram questionários estruturados. No início do estudo, os adolescentes foram classificados em três grupos: (1) asma atual (sintomas presentes no último ano), (2) asma prévia (história de asma, mas sintomas ausentes no último ano) e (3) sem asma. Os participantes foram seguidos até dezembro de 2007 pelo registro no Sistema Nacional de Cerificação de Óbito.


Os resultados são alarmantes: a incidência de mortalidade por suicídio nos jovens do grupo com asma atual foi mais que o dobro dos jovens sem asma, sendo que não houve diferença na taxa de morte por causas naturais entre os grupos. Além disso, ter um número maior de sintomas de asma no início do estudo esteve associado a um risco maior de suicídio no futuro.

Estes resultados mostram que existe uma necessidade de investir em serviços de saúde mental para jovens asmáticos, especialmente aqueles com quadros graves  e sintomas respiratórios persistentes.

Fonte: Kuo CJ, Chen VC, Lee WC, Chen WJ, Ferri CP, Stewart R, Lai TJ, Chen CC, Wang TN, Ko YC.Asthma and Suicide Mortality in Young People: a 12-year follow-up Study. Am J Psychiatry 2010 Jul 15. [Epub ahead of print]
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: