quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anorexia nervosa também ocorre em meninos

A anorexia nervosa, um transtorno alimentar grave, cujas principais características são a recusa do indivíduo portador em manter o peso acima de um mínimo adequado, a percepção distorcida do corpo e a presença de alterações alimentares significativas, também acomete meninos.
Muitas vezes, por se pensar equivocadamente que se trata de uma doença exclusiva do sexo feminino, o diagnóstico em meninos é tardio.

Epidemiologia
Um estudo epidemiológico inglês mostrou que a incidência (número de casos novos) de anorexia nervosa em meninos foi de 0,2 em 100.000 e a proporção meninos/meninas foi de 1:40. Trata-se, portanto, de uma doença rara nos adolescentes do sexo masculino. Esta é uma das principais razões de existir poucos dados sobre o tratamento e a evolução da anorexia nervosa nesta população. Em serviços de referência de tratamento de transtornos alimentares, os meninos são cerca de 8 a 10% do total de adolescentes com anorexia nervosa. Eles parecem ter uma
resposta semelhante a das meninas ao tratamento, no entanto, necessitam de ingestão de número maior de calorias, quando comparado às meninas, para conseguirem atingir o ganho de 2 kg em uma semana.

Imagem corporal em meninos
Imagem corporal pode ser definida como a percepção do indivíduo sobre o seu próprio corpo. Dependendo da percepção que este indivíduo tem de seu corpo (que pode ser distorcida e não corresponder à realidade), ele pode se engajar numa dieta.
Estudos com rapazes adolescentes mostrou que eles têm menos desejo de perder peso quando comparados com os seus pares do sexo oposto. Além disso, eles desejam mais mudar a forma da parte superior que inferior do corpo, pelo aumento do tamanho de tronco e braços, por exemplo (ao contrário das meninas, que desejam dimimuir a parte inferior, reduzindo as medidas do quadril). Um em cada quatro meninos deseja perder peso, diminuir a gordura e aumentar a massa muscular. Meninos têm uma tendência maior a fazer exercícios que dieta, quando se trata de tentar promover uma mudança da forma corporal e estão sob um risco maior de fazer uso de esteróides para aumentar a massa muscular. Também de forma distinta de suas parceiras adolescentes, os meninos parecem sofrer uma influência menor da mídia em sua imagem corporal.

Dieta em meninos
Adolescentes do sexo masculino com trasntornos alimentares, aparentemente se engajam na prática de dietas por motivos diferentes das adolescentes. Os principais são:
(1) estão com sobrepeso
(2) desejam evitar alguma complicação da obesidade que afetou os pais
(3) para aumentar o desempenho na prática de um esporte

Vegetarianismo em adolescentes
Um estudo com adolescentes vegetarianos em Minnesota (EUA) levantou uma série de pontos preocupantes em relação a esta população. Estes jovens  tiveram uma taxa mais alta de comportamentos alimentares alterados, incluindo compulsões alimentares, prática de dieta, vômitos auto-induzidos e uso de laxantes. Muitos pacientes com anorexia nervosa desenvolveram um padrão de alimentação vegetariana como parte do seu transtorno alimentar e os autores deste estudo acreditam que dietas vegetarianas podem ser um marcador de comportamentos inadequados para controle de peso, específicos desta população.

Condições associadas
Em geral, a anorexia nervosa em meninos está associada à diminuição dos níveis de hormônios como as gonadotropinas e a testosterona. No entanto, com o sucesso do tratamento e o ganho ponderal, estes níveis tendem a retornar à normalidade.
Meninos com anorexia também apresentam sintomas obsessivos compulsivos, no entanto, muitos destes sintomas também melhoram com o ganho ponderal.

Tratamento e evolução
Meninos com anorexia nervosa parecem evoluir da mesma forma que meninas, ou seja, o fato de ser menino não é um fator adverso a curto e longo prazo.

Fontes: (1) Andersen A, Holman J. Males with eating disorders: challenges for treatment and research. Psychopharmacol Bull 1997; 33:391-7; (2) Striegel-Moore R. Body image concerns among children. J Pediatr 2001; 138:158-60; (3) Turnbull S, Ward A, Treasure J, Jick H, Derby L. The demand for eating disorder care: an epidemiological study using the practice research database. Br J Psychiatry 1996; 169:705-12; (4) Robb AS, Dadson MJ. Eating Disorders in males. Child Adolesc Psychatric Clin N Am 11(2002):399-418; (5) Neumark-Sztainer D,  et al. Adolescent vegetarians: a behavioral profile of a shoolbased population in Minnesota. Arch Pediatr Adolesc Med 1997; 151:833-8.
*  *  *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: