quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Shrek Para Sempre" - emoção e diversão com a crise do homem de família moderno


Importante: caso você não tenha assistido este filme ainda, não leia este post pois ele vai abordar a narrativa e pode estragar a surpresa da história!

"Shrek Para Sempre", o quarto e último filme da seqüência Shrek, é um programa de primeira qualidade, tanto para adultos em geral, quanto para crianças. Estreou no dia 9 de julho no Brasil para ser um dos bons programas das férias da garotada. O filme é uma animação da DreamWorks e tem a opção de ser visto em 3D, um recurso que realmente torna a experiência ainda mais divertida.

"Shrek Para Sempre", assim como os outros filmes da série, apesar de ser um conto de fadas, aborda de forma divertida questões muito presentes na vida real. No 4o. filme da série, o foco central é o quão estressante e descaracterizante para o homem pode ser a vida em família caso ele não encontre um tempo para si. E o quanto isso pode ter um preço alto.


Shrek, na sua nova rotina de marido, pai presente e exemplar, ajudante de todas as tarefas domésticas, como trocar fraldas fedorentas de bebês ogros, colocar a criançada para arrotar após as refeições (três ao mesmo tempo!), ajudar na alimentação dos bebês, etc, se vê descaracterizado e sente muita falta do ogro que era antigamente, quando se sentia um autêntico representante da sua espécie, podia tomar o seu banho de lama tranqüilo e era muito temido e respeitado por todos.

Chegando ao limite da sanidade mental, por todo o desgaste, falta de tempo para si e cansaço acumulados e, por uma série de intercorrências no aniversário de 1o. ano dos seus trigêmios, Shrek tem uma explosão durante a festa e, em uma discussão com sua esposa Fiona, admite sentir falta da vida de ogro que tinha antes de resgatá-la da torre e libertá-la de sua maldição. Com isso Shrek deixa Fiona e a festa dos filhos para trás e sai em rumo a floresta, onde fica refletindo e se sentindo muito oprimido por tudo. Ao mesmo tempo, toda a discussão entre Shrek e Fiona foi testemunhada por um mágico maquiavélico, o pequeno Rumpelstiltskin, que há anos atrás quase convenceu os pais de Fiona, o rei e a rainha, a assinarem um contrato em que ele Rumpelstiltskin ficaria com o reino em troca de resgastar Fiona da torre. O contrato, na época, só não foi assinado pelo rei pois seu servente chegou a tempo de comunicar que Shrek havia resgatado a Fiona. Com isso, Rumpelstiltskin, desde aquela época, desejou que Shrek nunca tivesse existido.

Portanto, ao perceber que Shrek estava fragilizado e brigado com a sua família e amigos, Rumpelstiltskin vislumbrou uma grande oportunidade de tirar proveito do momento. Num plano diabólico, simulou um acidente com a sua carruagem no meio da floresta por onde Shrek "pensava com os seus botões" após a dicussão com Fiona. Shrek, despretenciosamente, o ajudou e, Rumpelstiltskin, em retribuição a sua ajuda, convidou-o para um passeio e um drink em sua carruagem. Em momento oportuno, propôs a Shrek, num passe de mágica, viver como o ogro de antigamente por um dia, o descanso e o resgate de si que Shrek tanto necessitava. E pediu em troca, num contrato suspeito, que Shrek desse a ele, um único dia de sua vida. Shrek assinou o documento sem pestanejar e Rumpelstiltskin, de forma perversa, tirou de Shrek na seqüência o dia mais importante de sua vida, o dia em que ele Shrek nasceu. Com isso, Shrek deixou de existir nesta realidade paralela do contrato, Fiona nunca foi resgatada por ele da torre e libertada de sua maldição e conseqüentemente, Shrek e Fiona nunca se conheceram, se apaixonaram ou mesmo tiveram filhos. Caso Shrek, ao final de seu "Dia de Ogro" não conseguisse o beijo do "verdadeiro amor" de Fiona, a única forma de anular o contrato de Rumpelstiltskin, ele e seus filhos deixariam de existir para sempre.

E aí a história fica muito emocionante e a audiência não deixa de torcer pelo beijo. Shrek tem a missão de, em menos de 24 horas, conquistar a mulher de sua vida, a ogra Fiona, que ainda nem o conhece, porque nunca foi resgatada por ele. Shrek tenta os truques masculinos tradicionais, como agrados os mais variados, cestas de café da manhã, quitutes, elogios, etc, mas Fiona não era o tipo de ogra que se interessa por estas coisas. Ela está mais preocupada em lutar pela liberdade dos ogros contra o mago perverso Rumpelstiltskin. Shrek, na sua aventura de tentar conseguir o beijo de sua mulher, conhece uma outra faceta de Fiona, a da mulher guerreira e determinada, e acaba se apaixonando por ela novamente. E ao final do episódio, quando parece estar dando tudo errado com Shrek desaparecendo nos braços de Fiona por não ter conseguido o beijo do verdadeiro amor, ele agradece a ela por ter dado a chance a ele de se apaixonar novamente por ela. E aí é claro, como em todo conto de fadas, o beijo acontece, reconstruindo, num instante de mágica muito desejado por toda a audiência, toda a família e todos os laços de amor e amizade de Shrek. Mas a emoção não pára por aí. Após se dar conta de que Shrek é Shrek, Fiona reconhece-o, lembra-se de toda a história que viveram juntos e agradece-o por tê-la resgatado da torre. Neste momento, numa frase muito comovente, Shrek confessa a Fiona que quem foi resgatado foi ele, por ela. Realmente Fiona deu a oportunidade a Shrek de se resgatar das armadilhas de si mesmo e de se dar conta do quanto ele tinha a perder.  Ao mesmo tempo Shrek, com toda a aventura, percebeu como são importantes os momentos próprios, em que ele possa viver o ogro que ele é (seus banhos de lama tranqüilo, sua identidade assutadora, etc).

Enfim, "Shrek Para Sempre" é o conto de fadas com final feliz que retrata de forma metafórica o homem que enfrenta os desafios da vida moderna em família: como conciliar as responsabilidades do papel de pai, marido e ainda preservar a sua individualidade. Também é capaz de ilustrar o quanto ter estes momentos próprios não é algo que se pode abrir mão, e o quanto este é um jogo perigoso, que de forma indireta, pode ameaçar todo o resto, tornando-o infeliz e também entristecendo os que estão ao seu em torno. Mas como todo conto de fadas, "Shek Para Sempre" tem o encanto de, uma vez a figura masculina se dando conta disso tudo a tempo, dar a oportunidade de recuperar, na sua integridade, aquilo que existe de mais precioso na vida de um homem: a sua identidade e a sua família feliz.

Fonte: (1) "Shrek Forever After" na Wikipedia; (2) O filme "Shrek Para Sempre" 3D dublado, em cartaz nos cinemas.

Nenhum comentário: