quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estudo revela mecanismo de como estresse crônico pode causar danos ao DNA

Estudo recém-publicado em uma das revistas científicas mais respeitadas no mundo, a Nature, revela um dos possíveis mecanismos pelo qual o estresse crônico pode causar danos ao DNA. Neste estudo um grupo de camundongos foram injetados com adrenalina (hormônio do estresse) de maneira repetida. Este procedimento causou acúmulo de danos ao DNA dos camundongos através da desativação do gene p53. O gene p53 é conhecido pelas sua função protetoras do DNA celular, quando funcionante ele impede as células de replicarem DNA danificado. Para se ter uma idéia da importância da importância deste deste gene, ele encontra-se mutado (alterado) em cerca de 50% dos cânceres.

Este estudo é altamente relevante, a medida que aproxima o homem de entender os mecanismos celulares pelos quais o estresse crônico pode predispor a ocorrência de fenômenos biológicos como o surgimento de tumores, o envelhecimento, eventos cardíacos, entre outros.

Fontes: (1) A stress response pathway regulates DNA damage through β2-adrenoreceptors and β-arrestin-1. Nature, publicado online em 21 de agosto de 2011 (para ver resumo do artigo clique aqui), (2) Artigo sobre p53 na Wikipédia, (3) "Finalmente, uma explicação de como o estresse causa danos ao DNA", artigo em português publicado no site da Associação Brasileira de Psiquiatria (para acesso ao artigo clique aqui).
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: