sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Filme “O golfinho Winter” fala sobre aceitação para adultos e crianças


Importante: caso você não tenha assistido este filme ainda, não leia este post pois ele vai abordar a narrativa e pode estragar a surpresa da história!

Quem ainda não teve o privilégio de assistir ao filme “O golfinho Winter”, deveria organizar a agenda para se proporcionar esta experiência. Se tiver uma criança para levar a tira-colo, de acompanhante, ainda melhor. Eu, pessoalmente, adoro a experiência dos longas destinados ao público mirim acompanhada das minhas filhas (uma com quatro e outra com dois anos), pois a experiência é tripla: (1) usufrui-se do filme em si, (2) da reação das meninas (que sempre surpreendem) e (3) da emoção que me provoca a emoção das meninas. E "o Golfinho Winter", mesmo para os mais durões, certamente vai arrancar algumas lágrimas.

O “Golfinho Winter” é um filme da Warner, de censura livre, baseado em fatos reais e está em cartaz nos cinemas. A produção conta com um bom elenco, com atores de peso como Morgan Freeman (que faz o papel do médico que trabalha na reabilitação de humanos deficientes físicos). Winter é interpretado por si mesmo.

No filme, Sawyer, um menino de 11 anos, passa por um período difícil de sua vida. Está deprimido, o pai abandonou o lar, suas notas na escola vão de mal a pior, sua mãe o cobra muito, mas também mostra muita preocupação por ele. Mas as coisas para Sawyer começam a mudar quando ele encontra um golfilho atolado na areia da praia com a cauda presa a uma gaiola de pescar carangueijos. Sawyer auxilia no resgate de Winter (ajudando a acionar pelo seu celular uma equipe de biólogos que trabalham para o Hospital Marinho de Clearwater, na Flórida) e Winter, inadvertidamente, resgata Sawyer, no convívio diário e na amizade que os dois passam a cultivar. Desta história de desafios e superação surgem muitos obstáculos, ganhos e perdas, com alguns momentos críticos, como quando Winter perde sua cauda (que infectou e teve de ser amputada para salvar sua vida). Winter, com sua batalha e resiliência, vira um exemplo de superação e aceitação, despertando a empatia de todos que estão ao seu redor. Serve de inspiração, inclusive, para outros  adultos e crianças portadores de deficência física. É um filme muito bonito, que ilustra com uma história surpreendente que nesta vida a luta não acaba enquanto houver vida, e portanto, possibilidades.

O verdadeiro Winter pode ser visto, ao vivo, por meio da webcam do aquário na Flórida, no link http://www.seewinter.com/

Bom proveito!

Nenhum comentário: