quinta-feira, 1 de abril de 2010

Inauguração do espaço 'Compartilhando' no blog

A possibilidade de aprendizagem com a experiência alheia em determinada situação, tarefa ou tema sempre foi algo relevante na história da humanidade. Não é à toa que muitas gerações contaram com a passagem da experiência de pais para filhos, durante séculos, seja no aprendizado de uma profissão, no desenvolvimento de dotes culinários ou até mesmo no auxílio de uma mãe de primeira viagem no cuidado do seu primeiro bebê. Enfim, a experiência do próximo sempre pôde e pode ajudar muito.

Quando a questão é saúde mental, a situação não é diferente. Ao enfrentamos um problema desta natureza pode ser muito confortante e produtivo ouvir o relato de alguém que já passou ou passa por uma questão semelhante. Em primeiro lugar, ao termos a chance de contato com o outro experiente, percebemos que não somos os únicos a enfrentarmos a situação, além de podermos tirar proveito prático da experiência alheia com o problema. Quem já sofreu uma intercorrência de saúde mental tem uma oportunidade maior de entender o problema e colocá-lo em perspectiva, até mesmo porque esta pessoa esteve "dentro do olho do furacão". Adicionalmente, este indivíduo também tem uma possibilidade grande de despertar a empatia de quem passa por uma situação semelhante, já que o seu relato é tecido pela experiência própria. Outro ponto relevante é que o indivíduo que já sofreu um problema de saúde mental pode ter desenvolvido instrumentos que podem, em muito, tê-lo auxiliado a enfrentar e sair da situação. Porque então não dar voz a estas pessoas que têm tanto a oferecer?


É justamente com este objetivo que o espaço Compartilhando foi criado neste blog. Para dar lugar à expressão de recursos humanos de valores inestimáveis, que são as pessoas que já sofreram um problema de saúde mental e se dispuseram a falar sobre ele, num ato de altruísmo comovente, abrindo a sua intimidade, mesmo num contexto tão difícil que é o do adoecer. Certamente é um privilégio muito grande para nós leitores podermos ter acesso ao relato de pessoas tão especiais. Obrigada futuros colaboradores do espaço Compartilhando, vocês são realmente o máximo!

Caso você deseje ser um colaborador do espaço Compartilhando recomendo que escreva um email com o seu relato para o meu endereço eletrônico tatimoya@uol.com.br, com um telefone para possível contato. A identidade do autor do relato será mantida no anonimato.

Por fim, termino o post solicitando que aguardem. O espaço Compartilhando será inaugurado em breve, com o relato valioso de uma mulher que passou por um quadro de depressão puerperal. Tenho certeza que vocês vão adorar.

Tenham um bom feriado e até breve!

Nenhum comentário: